sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tudo o que é Sólido Pode Derreter


Hoje recebi um e-mail da PCNP Eliane C.G.Ramos sobre a série da TV Cultura "Tudo o que é Sólido Pode Derreter". Como já conhecia essa maravilhosa produção, resolvi compartilhar e comentar a minha experiência com o uso da série na sala de aula. Usei boa parte da série dando aulas no Ensino Médio. Tive bons resultados principalmente com o segundo ano quando estudamos o Romantismo no Brasil. O episódio "Macário" prende a atenção dos alunos e faz com que eles compreendam melhor as características ultrarromânticas e o estilo gótico.
O episódio 8 "Ismália"  é excelente para trabalhar o Simbolismo e aguçar a sensibilidade dos nossos alunos. Minha dica é ler o poema de Alphonsus de Guimarães, ouvir Sonata ao Luar de Beethoven e relacionar as características Simbolistas. 

Tudo o que é Sólido Pode Derreter é uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com muito humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias. Produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura, a série é derivada do premiado curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, que agora adapta a trama para uma construção dramatúrgica em 13 episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário