quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos sobre leitura e escrita. Parte I.

A música do poeta e compositor Lulu Santos diz “Mas o teu amor me cura de uma loucura qualquer”, eu parafraseie o seguinte “A literatura me cura de uma loucura qualquer”. Afirmo isso sempre aos meus amigos e alunos: A literatura nós salva.
Das citações lidas, três delas me chamaram atenção. Newton Mesquita por citar Rubem Fonseca. Faço deles as minhas palavras, quando ele disse que gostaria de escrever bem como o Rubem Fonseca.
Identifiquei-me com a psicanalista Anna Verônica Mautner quando ela afirma “Ainda bem que poetas existem para falar sobre a dor do ressentimento, sentimento horrível que nos faz culpar outros.” Ela
 demonstrou sensibilidade e ressaltou a importância dos poetas nas nossas vidas.  A poesia sempre traduz os sentimentos perturbadores, amores, desabafos, lutas, tristezas, alegrias entre tantos outros sentimentos. E por isso, considero também, a poesia uma grande salvadora da “loucura qualquer”.

Por fim, Contardo Calligaris, me surpreendeu com uma belíssima definição de literatura logo na primeira frase do seu depoimento “A literatura é o catálogo das vidas possíveis e impossíveis.” Vidas possíveis reais e as tantas vidas impossíveis que podemos viver quando estamos lendo uma obra literária. E isso me faz lembrar de quando comecei a ser alfabetizada, tive muita dificuldade e demorei para compreender que ta + tu era tatu, aquele bicho estranho que era ilustrado na cartilha. Com muito reforço e recuperação aprendi a ler e escrever, mas passava boa parte das férias fazendo atividades extras e hoje só tenho que agradecer por essas horas e horas sendo “obrigada” a ler. Logo despertei gosto pela escrita e comecei a escrever diários. Tenho muitos diários e continuo escrevendo, anotando e comentando o mundo em agendas. 
Em 2003 conheci as agendas da Tribo http://www.livrodatribo.com.br/tribo.php?cnt-id=193 e elas são minhas companheiras até hoje. Minha dica de leitura hoje é essa agenda, pois anualmente elas são lançadas com diferentes capas e com conteúdo muito enriquecedor. Poetas clássicos e modernos, ilustrações e poesia o ano inteiro.

Carina A. Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário