sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem. Texto: Meu Primeiro Beijo


A situação de aprendizagem aqui postada foi desenvolvida na etapa presencial do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino a partir do texto Meu Primeiro Beijo de Antonio Barreto

Objetivo: Explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Público- alvo: 8ª série/ 9º ano.

Tempo previsto: 4 aulas.
Antes da Leitura
Habilidade: Antecipação do tema ou ideia principal a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas.


Apresentar a obra “O beijo” de Gustav Klimt e levantar hipóteses sobre o título do texto e a imagem.

Sobre o que ele vai tratar?
O que você já sabe sobre romance?
E você já teve o seu primeiro beijo?
Se ainda não teve o primeiro beijo, como sonha que será esse momento?

Durante a Leitura
Habilidade 1: Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
Habilidade 2: Localização ou construção do tema da ideia principal.

A leitura deve ser feita pelo professor com entonação, teatralizando e com expressividade.  
O professor deverá organizar os alunos em grupos de forma que contemple os alunos com mais ou menos dificuldades.
Pedir aos grupos para identificarem as características de uma narrativa, presentes no texto lido.
 Esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir de inferências ou consulta a dicionário:
O que sabe sobre calorias, glicose, bactéria?
Onde se utilizam esses termos?
 Falamos assim no dia a dia?
É uma linguagem científica?
O que pode haver o beijo com essas palavras desconhecidas?

Depois da Leitura
Habilidade - Construção semântica da síntese do texto.
O representante de cada grupo irá apresentar aos demais alunos os elementos da narrativa encontrados no texto.
Quem são os personagens?
 Que características dos personagens são mais visíveis?
Qual o cenário do beijo?
Como é denominado o foco narrativo quando o próprio conta a história?
Qual o foco narrativo do texto lido?
Qual a sequência dos fatos?
 Em quanto tempo parece acontecer a história?
Identificação das marcas de passagem de tempo.

Avaliação
 Produção de texto. O aluno terá que narrar como será, onde e quando pode ocorrer o primeiro beijo, considerado perfeito ou inesquecível para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário