domingo, 16 de junho de 2013

A situação de aprendizagem aqui postada foi desenvolvida na etapa presencial do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino a partir do texto "Pausa" de Moacyr Scliar. Esperamos que todos gostem. 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Série: 8º ano
Objetivos: ler o texto para conhecer e produzir inferências globais ( identificar as informações globais ou pressupostas para compreender o texto).
Texto: “Pausa”, de Moacyr Scliar.

Antes
·         Organizar a sala em duplas, colocando um aluno com mais dificuldade com um com menos.
1 – Hoje vamos ler o texto “Pausa”, de Moacyr Scliar. Alguém já leu algum texto desse autor? O que sabemos sobre ele? (Apresentar em  PowerPoint a biografia e a foto do escritor.) ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS.

2- Apresentar aos alunos os símbolos que representam o – play/pause/stop. Perguntar o que significam.


3- Na sequência,  dizer que o título do texto é “Pausa”. O que essa palavra lembra a vocês? O que teria a ver com os símbolos apresentados anteriormente? (Escrever tanto a palavra quanto o que os alunos disserem na lousa.)

4 – Agora vocês devem procurar a palavra “pausa” no dicionário. (O aluno com mais facilidade ajuda o colega com mais dificuldade.)

5 – Vamos confirmar se o que vocês falaram como significados de “pausa” aparece no dicionário? (O professor anota, na lousa, quais são os significados do verbete e estabelece uma comparação semântica com a classe.)

Durante

        O professor faz a leitura em voz alta para a classe. Os alunos ainda não estão com o texto.
·         Habilidade trabalhada: elaboração de inferências a partir do levantamento de hipóteses.

1 – Após a leitura do primeiro parágrafo, perguntar: “A que horas Samuel se levantou? E qual poderia ser o dia da semana?”

2 – Por que a esposa perguntou para Samuel se ele iria sair de novo? O que esse “de novo” pode significar?

3 – O terceiro parágrafo faz uma descrição da personagem (O professor pode perguntar se os alunos se lembram do que é uma descrição). Veja: “Samuel era jovem, tinha a fronte calva, as sobrancelhas espessas, o rosto sombreado pela barba recém-feita”. Para concluir, o narrador diz que o conjunto era uma “máscara escura”. Por que se usa uma máscara? Qual é a função desse objeto? Por que ela estaria relacionada à personagem? (Inferência)

4 – Veja:
 “Ela olhou os sanduíches:
─ Por que não vens almoçar?”
Por que a esposa perguntou se ele não viria almoçar? O que a levou a questionar isso?

5 – Repetindo: “Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente.” Por que o personagem estaria entrando no hotel, preocupado e  desconfiado?

6 – Segundo o que acabamos de ler, Samuel subiu quatro lances de escada e se deparou com duas mulheres e uma delas lhe disse: “Aqui, meu bem!”. E aí: para que seria a pausa? Nossas expectativas iniciais estão se confirmando?

7 – O texto diz que Samuel sonhava que corria nu por uma planície. O que vocês acham que poderia significar a nudez do personagem?

8 – Por que o gerente do hotel chama Samuel de Isidoro?

Depois
·         
O professor entrega os textos aos alunos. Ainda em dupla, um aluno lê para o outro alternadamente para que seja feita a retomada do contexto.
1 – Voltemos ao título. Para que a pausa era feita pelo personagem?
2 – Vocês gostaram do texto? Por quê? (Troca de impressões a respeito dos textos lidos).


Colaboradores: Vanessa Bittencourt, Maria Bhetânia, Zoraide, Rudney e Rosana.
Sugestão para acréscimo de imagem: Carina Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário