sábado, 22 de junho de 2013

Situação de aprendizagem. Conto: Pausa

Situação de aprendizagem. 
Conto: Pausa  
Autor: Moacir Scliar 
Objetivo:Conhecer o gênero conto. (7º ano).
Nª de aulas: 06
1-Você conhece Moacy Scliar? Vamos até à Sala de Informática para fazermos um pesquisa sobre quem é o autor do texto "Pausa"?( Na sala de infomática, os alunos organizar-se-ão em pares ou em trios, de acordo com o número de computadores disponíveis; e os grupos deverão conter alunoas com maior e menor dificuldade de leitura/escrita. Os com maior habilidade, de preferência,pedirão aos que têm maior dificuldade que digitem, no Google, o nome do autor e deem o "enter",para que se abram os "links" relacionados e, a partir da escolha, pelo grupo, do mais adequado, a pesquise inicie. as anotações de vem ser feitas pelo de maior habilidade,mas sempre lidas para os demais,que, em seguida,também irão compartilhá-las nos próprios cadernos).
(Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação).
2-O que você  entende por "pausa"?Você já sentiu necessidade disso em sua vida?Em que momento(s)? (levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto).
3-O texto que temos em mãos é um conto, e o nosso objetivo, neste momento,é identificar se você se lembra de algum momento de sua vida em que esse gênero textual tenha estado em suas mãos.A que tipologia o gênero conto peertence e quais são os seus elementos principais, quanto à formatação composicional? 
(Expectativas em função da formatação de gêneros...) 
4-Enquanto você acompanha a leitura em voz alta,feita pelo professor,grife no texto as palavras desconhecidas por você.Após o término da leitura,consulte,no dicionário,o significado das mesmas.(Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.)Inferir antes de consultar.
5-Após a leitura do primeiro parágrafo do texto podemos definir aproximadamente em que dia da semana se passam os acontecimentos narrados? (Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentidos criadas antes ou durante a leitura).
6-Identifique no texto os marcadores temporais que nos indicam os momentos do desenrolar da história.(Identificação das pistas liguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática).
7-Já podemos confirmar (ou não) o dia em que os fatos se dão.O que foi importante para conhecermos com exatidão o dia em que tudo se passa? (Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura).
8-O que levava o personagem Samuel a sair de casa,todos os domingos praticamente,logo pela manhã e voltar somente à noite? (Construção da síntese semântica do texto).
9-Apontar diretamente no texto,alguma (s) expressão (ões) que esteja sendo usada em sentido figurado (conotação).Em seguida,dê-lhe o significado. (Construção sa síntese semântica do texto).
10-Posicione-se como escritor e reconte a história,utilizando como narrador a esposa de Samuel.Para isso,agrupe-se a mais ou dois colegas para que seu texto seja montado em conjunto (um texto por grupo). (Construção da síntese semântica do texto/Utilização,em função da leitura,do registro escrito para melhor compreesão).
ROSELY APARECIDA DE ALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário