sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem. Texto: Avestruz

Texto: Avestruz
Nesta Situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero textual “crônica” e suas principais características; além disso, serão retomados os elementos da narrativa. Espera-se que, ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, a narrativa com foco na 1ª. pessoa e que tenha compreendido o texto como um todo significativo.


  • Público- alvo: 5ª série/ 6º ano.
  • Tempo previsto: 06 aulas.
  • Conteúdos: conceito de crônica; retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto “Avestruz”, de Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
  • Objetivos: conhecer o gênero “crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.
  • Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.

Habilidades de Leitura

Antes da Leitura
Habilidade:
 •  Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação;
O que sabem sobre o avestruz?
Alguém já viu um avestruz?
Descreva o avestruz.

Durante a Leitura
Habilidade:
·         Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.
É viável possuir um avestruz como animal de estimação em um apartamento?
É tão prático conseguir um avestruz como se faz o pedido de uma pizza?
Por que o autor cita que o avestruz foi um “erro da natureza”?
Qual a sua opinião quanto ao ponto de vista do autor a respeito do “erro”?

Após a Leitura
Habilidade:
•  Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.

•  Avaliação crítica do texto.
Construção da síntese semântica do texto;
Apresentar o conceito de crônica. 
Crônica

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc.
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.
Disponível em: < http://www.significados.com.br/cronica/>, acesso em 29 de abril de 2013.

Identificar os elementos da narrativa na crônica lida e fazer a tabela junto com os alunos.


Aspecto
História analisada
Foco narrativo
1ª. ou 3ª. pessoa?
Personagem
Quais são?
Enredo
Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?
Tempo
Quanto tempo a história parece apresentar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
Espaço
O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem as ações?

Para ler a crônica "Avestruz" clique aqui.
Curiosidades: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário