Texto: Avestruz
Nesta Situação de Aprendizagem serão apresentados aos
alunos o gênero textual “crônica” e suas principais características; além
disso, serão retomados os elementos da narrativa. Espera-se que, ao final das
atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, a
narrativa com foco na 1ª. pessoa e que tenha compreendido o texto como um todo
significativo.
- Público- alvo: 5ª série/ 6º ano.
- Tempo previsto: 06 aulas.
- Conteúdos: conceito de crônica; retomada dos elementos da narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto “Avestruz”, de Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
- Objetivos: conhecer o gênero “crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.
- Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.
Habilidades de Leitura
Antes da Leitura
Habilidade:
• Levantamento do conhecimento prévio sobre o
assunto.
Expectativas
em função do autor ou instituição responsável pela publicação;
O que sabem sobre o avestruz?
Alguém já viu um avestruz?
Descreva o avestruz.
Durante a Leitura
Habilidade:
·
Utilização
das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições,
sintetizando o conteúdo do texto.
É viável
possuir um avestruz como animal de estimação em um apartamento?
É tão prático
conseguir um avestruz como se faz o pedido de uma pizza?
Por que o
autor cita que o avestruz foi um “erro da natureza”?
Qual a sua opinião quanto ao ponto de vista do autor a respeito do “erro”?
Após a Leitura
Habilidade:
•
Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para
sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.
|
•
Avaliação crítica do texto.
|
Construção da
síntese semântica do texto;
Apresentar o conceito de crônica.
Crônica
Crônica é uma narrativa
histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.
A palavra crônica deriva do grego "chronos" que
significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma
narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do
periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos
relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc.
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de
acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de
frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns
tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva,
narrativa, dissertativa, poética e lírica.
Disponível em: < http://www.significados.com.br/cronica/>,
acesso em 29 de abril de 2013.
Identificar
os elementos da narrativa na crônica lida e fazer a tabela junto com os alunos.
Aspecto
|
História analisada
|
Foco narrativo
|
1ª. ou 3ª. pessoa?
|
Personagem
|
Quais são?
|
Enredo
|
Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que
são apresentados?
|
Tempo
|
Quanto tempo a história parece apresentar? Há marcas da passagem do
tempo no texto? Quais?
|
Espaço
|
O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem as ações?
|
Para ler a crônica "Avestruz" clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário