quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos sobre leitura e escrita. Parte II


Sou fruto da escola pública e não tenho do que reclamar. A experiência marcante na minha vida foi com o livro “A montanha encantada”, na 3ª série. Lembro-me exatamente como foi lindo descobrir o mundo mágico que havia naquelas páginas. Depois, ao longo do fundamental II, a Coleção Vagalume fez parte da minha vida. Minha professora indicava um por bimestre, meu pai comprava e nós (eu e minha irmã mais velha) nos deliciávamos com aquelas leituras e estar diante da tantas aventuras era fantástico. Assim com diz Marilena Chauí “Ler, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro.” Como professora, procuro trazer essas experiências para a sala de aula, não é fácil, pois competimos com muitas novidades tecnológicas e apesar de hoje em dia se ter acesso a muitos livros, pois nossas bibliotecas apresentam um acervo muito variado, escutamos depoimentos que nos entristecem como aquele comentado por Fábio Marchioro. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, sempre teremos boas histórias e experiências como professores para contar.

VANESSA ANGÉLICA FERREIRA DA SILVA



Nenhum comentário:

Postar um comentário